O HOSPITAL Central de Maputo (HCM) recebeu, quarta-feira, pré-moldes para o fabrico de próteses auditivas, que permitirão aos pacientes com perda de audição ouvir e comunicar-se enquanto aguardam pelas definitivas.
Trata-se de duas mil e quatrocentas unidades destes dispositivos entregues pela empresa Kambeny Comercial ao Serviço de Otorrinolaringologia da unidade sanitária.
A audiologista e terapeuta de fala do HCM Ester Tembe explicou que o aparelho é colocado na prótese e introduzido no canal auditivo, permitindo a captação e amplificação do som que, por sua vez, é transmitido ao ouvido do paciente.
Acrescentou que a doação chega em tempo oportuno, porque o serviço se ressentia da falta deste material para a continuidade das suas actividades e garantir melhoria da qualidade de vida dos pacientes
O director-geral do HCM, Mouzinho Saide, considerou pertinente a oferta, classificando-a de milagrosa, visto que, segundo apontou, irá devolver a esperança para quem perdeu a audição por diversas situações.
A oferta deste importante material surge em resposta à necessidade manifestada por estes serviços junto à empresa, com quem o HCM mantém uma sólida e duradoira parceria, que já permitiu a doação de diverso material e equipamento, com destaque para máquinas de hemodiálise.


