Terça-feira, 10 Setembro, 2024
Início » Énia Lipanga em digressão no Brasil

Énia Lipanga em digressão no Brasil

Por Jornal Notícias
873 Visualizações

A artista moçambicana e activista social, Énia Lipanga, realiza, neste mês e no próximo, uma digressão cultural por Brasil, escalando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista.
Denominado “Composta de Ti(s)”, nesta viagem pretende explorar uma série de eventos entre poesia, activismo e trocas culturais.
O primeiro evento será realizado em São Paulo, onde Énia será recebida por poetisas feministas brasileiras para intercâmbio cultural. Além disso, Lipanga facilitará uma roda de conversa com a União de Mulheres de São Paulo, abordando o tema “Arte que Salva”. Ainda em São Paulo, Énia Lipanga vai replicar o sarau cultural “Palavras são Palavras”, contando com a participação de poetas e declamadores sonantes da região.
Na semana seguinte, no Rio de Janeiro, a marca GDarkestampas apresentará uma amostra da colecção de roupas “Sou África”, criada em homenagem à escritora em 2018. Lipanga também apresentará em Niterói uma edição especial do sarau “E Quando Me Tornei Corpo”, anteriormente apresentado em Maputo, além de participar numa conversa na Universidade Federal Fluminense.
Um dos destaques desta viagem poderá ser o encontro à porta fechada com a renomada escritora Conceição Evaristo, onde ambas partilharão as suas experiências e perspectivas sobre literatura e activismo.
Para encerrar a sua passagem pelo Rio de Janeiro, Énia realizará o recital de poesia “Composta de Ti(s)” com a participação especial de artistas e agitadores culturais, destacando-se a rapper e activista Doralyce e o produtor cultural Renato Preto Basquiat.
Já em Florianópolis, a artista moçambicana realizará eventos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (Secarte). Énia ministrará uma palestra sobre as vozes femininas moçambicanas. Apresentará novamente o sarau “E Quando Me Tornei Corpo?”, desta feita com a participação da escritora Eliane Debus.
A digressão terminará em Boa Vista, onde a poetisa terá uma conversa sobre os seus livros e a “moçambicanidade”.

Foto: Clube do Livro / Edicao: J.Capela

Leia mais…

Artigos que também podes gostar