Quarta-feira, 18 Setembro, 2024
Início » “Ntsindya” celebra centenário de Bertina Lopes

“Ntsindya” celebra centenário de Bertina Lopes

Por Jornal Notícias
1,3K Visualizações

O Centro Cultural Municipal Ntsindya, em Maputo, será palco, a 22 deste mês, das celebrações do centenário da artista moçambicana Bertina Lopes, evento denominado “Bertina Lopes 100 anos”.
A cerimónia é organizada pela Embaixada de Itália em Moçambique, que comemora também a exposição das suas obras, pela primeira vez, na Bienal de Veneza 2024, certame que decorre desde Abril até Novembro.
Rafael Shikhani e Alda Costa falarão da trajectória humana e artística de Bertina Lopes, da mulher independente e artista livre, contra qualquer imposição e toda a forma de violência em Moçambique, onde nasceu, e na Itália, onde viveu grande parte da sua vida.
“Bertina regressa a “sua” Maputo com o grande mural pintado pelo artista moçambicano Sebastião Coana e pelo colectivo Ortica Noodles de Milão, no bairro de Xipamanine, no Centro Cultural Ntsindya, com a projecção do documentário ‘Mama B’ (2002) de Paola Rolletta, um slideshow de fotos da obra e da casa/atelier de Roma e a exposição de algumas fotografias disponibilizadas pelo Museu Nacional de Arte, de Maputo”, lê-se na nota enviada ao “Notícias”.
“Ela é mãe e pai das artes plásticas moçambicanas”, dizia Malangatana, citado no documento.
Se estivesse viva Bertina Lopes (1924-2012) teria completado 100 anos a 11 de Julho. Morreu em Roma (Itália), a 10 de Fevereiro de 2012.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar