Quarta-feira, 18 Setembro, 2024
Início » QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Moçambique despede-se com nova derrota

QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Moçambique despede-se com nova derrota

Por Jornal Notícias
891 Visualizações

A Selecção Nacional de Basquetebol feminina perdeu esta madrugada diante da Nova Zelândia (79-63), em partida da terceira jornada do Grupo “B” do Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, que termina domingo.

O combinado nacional perdeu a possibilidade de se qualificar ao Campeonato do Mundo nesta primeira janela de qualificação, após perder nas primeiras duas jornadas contra a selecção anfitriã, México (71-65), e diante de Montenegro (74-52).

As atenções ficam viradas para o Torneio de Qualificação ao Afrobasket da Costa do Marfim-2025, a decorrer em Novembro em Angola, juntando os países da África Austral para apurar apenas um representante para a competição continental.

Assim, para chegar ao seu segundo Campeonato do Mundo, depois da estreia em 2014, na Turquia, a Selecção Nacional ainda tem um caminho com duas estações por seguir.

Primeiro, deve vencer a pré-qualificação ao “Afrobasket” já em Novembro, em Angola, para, depois, na prova continental, ganhar o evento ou, então, terminar em posição que permita disputar o Torneio de Qualificação ao Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026.

Nessa prova estarão 24 equipas de todo o mundo, sendo que, dessas, duas serão as vencedoras dos actuais torneios de pré-qualificação do México e do Ruanda e, ainda, as que tiverem uma boa classificação nos campeonatos continentais que vão decorrer no segundo semestre de 2025.

Hoje, na partida que iniciou a 1h30, Moçambique entrou com muita atitude, mas com pouca eficiência, falhando cestos fáceis. Porém, conseguiu travar a ofensiva da Nova Zelândia e concretizou três triplos (12-11) por Ingvild e Stephania Chiziane, terminando o primeiro quarto a perder por 14-12.

No segundo, manteve-se o equilibrio, até que a Nova Zelândia decidiu apostar nos lançamentos de longa distância, abrindo uma vantagem de 12 pontos (33-21), a maior diferença àquela altura. Nem o desconto de tempo solicitado pelo técnico nacional, o sérvio Slavoljub Garonovic, foi suficiente para travar a ofensiva adversária. Moçambique foi assim ao intervalo com 14 pontos de desvantagem (44-30), a mesma diferença pontual verificada no terceiro quarto (64-50), antes do 79-63 final.

Ingvild Mucauro voltou a destacar-se. Em 30 minutos, marcou 14 pontos, seis dos quais resultantes de dois triplos. Contou ainda com quatro ressaltos (um ofensivo e três defensivos) e cinco roubos de bola.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar