Quinta-feira, 19 Setembro, 2024
Início » Chissano debate “O Contributo dos Acordos de Lusaka na Edificação do Estado Moçambicano”

Chissano debate “O Contributo dos Acordos de Lusaka na Edificação do Estado Moçambicano”

Por Jornal Notícias
646 Visualizações

O antigo Presidente da República Joaquim Chissano será um dos oradores da Conferência Internacional sobre os 50 anos da Assinatura dos Acordos de Lusaka e os Desafios da Manutenção da Paz, que decorre hoje no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo.
De forma virtual, Chissano abordará o tema “O Contributo dos Acordos de Lusaka na Edificação do Estado Moçambicano”. O painel conta ainda com a encarregada de Negócios da Embaixada de Portugal, Rita Araújo; Alta-Comissária da Zâmbia, Kenya Kamando Londe, e Carlos Mussa, docente e pesquisador da UP-Maputo e Universidade Eduardo Mondlane (UEM); com a moderação de Joel das Neves Tembe, vice-reitor da (UEM).
O segundo painel discutirá “A Paz em Moçambique: um olhar sobre os processos de reinserção e reintegração sócio-económica dos combatentes (da independência até à actualidade)” e conta com os seguintes oradores: Carvalho Cumbi (gestor de projectos IMD), padre Rolando Curzi (representante da Comunidade Sant’ Egídio); Joaquim Timóteo (oficial sénior do Secretariado do Processo de Paz), com a moderação de Calton Cadeado, docente e pesquisador da Universidade Joaquim Chissano.

Foto: Arquivo

Leia mais…

Artigos que também podes gostar