A BANDA Kakana comemora este ano duas décadas de existência e decidiu marcar este momento com “Axinene Arivava”, novo “single”, cujo lançamento está previsto para 20 de Setembro.
A faixa estará disponível nas principais plataformas de “streaming” nacionais e internacionais.
O trabalho, que também homenageia tradições culturais da província de Nampula, é um tributo à força e auto-estima das mulheres, especialmente às daquela região.
A canção também celebra a diversidade cultural nacional, destacando aspectos como danças tradicionais, uso do mussiro (pasta cosmética de origem natural), gastronomia e estilo musical tradicional tufo.
O “single” é mais uma prova do compromisso do grupo em manter vivas as raízes culturais do país, ao mesmo tempo que transmite uma mensagem de autenticidade e orgulho pelas tradições e pela terra, segundo a banda.
“Axinene Arivava” confirma a tendência de a banda investir na fusão de afro-jazz com influências da marrabenta, como se nota igualmente nos seus três álbuns, incluindo o mais recente “Uma Nova Flor” (2022).
“Kakana” é uma banda moçambicana de Maputo. A sua música trafega entre os estilos afro rock, afro jazz e world music, com influências da marrabenta. Foi formada em 2004, por iniciativa da cantora Yolanda Chicane e do guitarrista Jimmy Gwaza. A dupla compõe canções em xichangana, emakhwa, cicopi, português e inglês.