O COMANDANTE-CHEFE das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, apresentou ontem os nomes dos cabecilhas que actualmente lideraram as operações terroristas em Mucojo, em Cabo Delgado.
Trata-se de Abu Zainabo, também conhecido por Langa, de nacionalidade tanzaniana e que se considera líder espiritual, coadjuvado por Faride Suleimane Harire, Abdul Munir Ahmad, igualmente chamado Quadrado e ideólogo do grupo, Sulemane Toto, filho de um terrorista colocado fora de acção, Mahamudo Babu, Rafael Mazuku, que se identifica também por sheik, e Juma Al-Fail.
Falando por ocasião do Dia das FADM, admitiu que algumas das identidades podem ser nomes de guerra, não sendo por isso possível encetar diligências para o diálogo para se saber o que pretendem.
Nyusi partilhou os nomes em cumprimento da promessa feita a 7 de Setembro para que os cidadãos conheçam o perigo que alguns indivíduos representam à paz e desenvolvimento do país.
Entretanto, referiu que 182 antigos operacionais ligados aos terroristas já se entregaram às autoridades, tendo sido reintegrados nas suas comunidades sem discriminação.