Sexta-feira, 11 Outubro, 2024
Início » Cães matam quatro pessoas

Cães matam quatro pessoas

Por Jornal Notícias
590 Visualizações

QUATRO pessoas morrem vítimas de ataques e mordeduras de cães, enquanto outras 2273 sofreram ferimentos leves e ou ligeiros depois de agressões protagonizadas pelo “melhor amigo do homem”, no presente ano, com a cidade da Beira a registar um número significativo de casos.

Os dados foram revelados pela directora provincial da Agricultura e Pescas, Maria da Conceição Proença, no quadro das celebrações do Dia Mundial da Luta Contra a Raiva, circunstância que aproveitou para alertar, uma vez mais, para os perigos da circulação de animais sem a observância dos cuidados básicos para a sua manutenção no meio das comunidades, nomeadamente a vacinação contra a raiva e outras doenças infecciosas. Refira-se que no presente ano o Dia Mundial da Luta Contra a Raiva foi comemorado sob o lema “Quebrando as limitantes para o controlo efectivo da raiva”.

“A campanha de vacinação constitui premissa incontornável para se garantir a defesa da saúde animal e dos homens,  pois é através da imunização dos animais contra as doenças de declaração obrigatória que se assegura a protecção da saúde pública. Nos últimos cinco anos, 42 pessoas morreram  vítimas de raiva; e mais de  23 mil sofreram de mordeduras por cães, com todas as implicações daí resultantes”, afirmou.

A dirigente fez saber que a transmissão da raiva canina aos seres humanos pode ser eliminada mediante vacinação de cães e gatos, bem como através do controlo destes pelos seus proprietários, que devem, para além disso, prestar os devidos cuidados para evitar que se  tornem errantes. 

“Desde então, verifica-se uma adesão cada vez maior a este movimento de vacinação de cães e gatos, o que ilustra o reconhecimento generalizado da necessidade de consciencialização para a tomada de acções contra esta doença devastadora, mas, ao mesmo tempo, de fácil prevenção”, disse a directora provincial da Agricultura e Pescas, Maria da Conceição Proença.

Falando em representação do administrador da Beira, a directora distrital de Actividades Económicas, Maria Bernadete, disse que, no âmbito da luta contra a raiva, o distrito planificou vacinar no presente ano 9762 cães, gatos e  macacos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar