Sexta-feira, 8 Novembro, 2024
Início » Perto de cem raparigas engravidam precocemente

Perto de cem raparigas engravidam precocemente

Por Jornal Notícias
399 Visualizações

PELO menos 96 raparigas ficaram grávidas e 21 uniram-se precocemente na província de Maputo, no primeiro semestre do ano lectivo em curso.

Dados do sector da Educação na província indicam que o distrito da Manhiça registou mais casos, ao notificar 40 gravidezes e 19 uniões prematuras.

Dos 19 casos de uniões precoces na Manhiça, nove menores foram recuperadas, receberam apoio psico-social e regressaram à escola. Decorre, para os restantes 11, um trabalho conjunto entre os vários actores do Governo, Sociedade Civil e a comunidade.

Estas acções, segundo o Executivo, concorrem para a redução dos níveis de desistência escolar, que continuam um desafio para o desenvolvimento sustentável da educação e alcance da igualdade de género.

O porta-voz do Conselho Executivo Provincial, Ludgero Gemo, explicou que a mudança para outras escolas, a gravidez indesejada e a distância entre a residência e instituições de ensino são as principais razões do abandono.

Nas zonas rurais, como nos distritos da Moamba, Boane, Namaacha, Magude, Matutuíne, Manhiça, Marracuene e algumas escolas da Matola, a falta de recursos financeiros, doença, êxodo para as cidades à procura de emprego e separação dos pais e encarregados de educação fazem com que muitas raparigas deixem de frequentar a escola, principalmente durante o ensino secundário.

“Há um esforço do Governo provincial para responder a esses problemas, como é o caso da distribuição de bicicletas para deslocação das raparigas às escolas assim como atendimento específico no sector da saúde para os adolescentes e jovens, por forma a se evitar gravidezes indesejadas”, referiu.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar