Terça-feira, 10 Dezembro, 2024
Início » LEGISLATIVAS NAS MAURÍCIAS: Primeiro-ministro reconhece derrota

LEGISLATIVAS NAS MAURÍCIAS: Primeiro-ministro reconhece derrota

Por Jornal Notícias
553 Visualizações

O ACTUAL primeiro-ministro das Maurícias, Pravind Jugnauth, reconheceu ontem que a sua aliança política caminhava para uma grande derrota eleitoral nas eleições legislativas de domingo.

A coligação liderada por um antigo chefe de governo, Alliance du Changement, chefiada pelo político veterano Navin Ramgoolam, de 77 anos, estava a beira de vencer a votação no arquipélago do Oceano Índico, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, segundo avança a Reuters.

“L’Alliance Lepep está a caminhar para uma grande derrota. Tentei fazer o que pude pelo país e pela população. O povo decidiu escolher outra equipa. Desejo boa sorte ao país”, disse Jugnauth aos jornalistas.

Os eleitores foram às urnas para eleger os legisladores para os 62 lugares no parlamento para os próximos cinco anos, a partir de uma lista de 68 partidos e cinco alianças políticas.

Qualquer partido ou coligação que obtenha mais de metade dos lugares no parlamento ganha também o cargo de primeiro-ministro.

A participação eleitoral foi de 79,3 por cento de pouco mais de um milhão de eleitores inscritos, mostraram os dados da comissão eleitoral.

Até ao fecho desta edição o resultado final não era conhecido, mas esperava-se que fosse anunciado ainda ontem.

Jugnauth tornou-se primeiro-ministro em 2017, quando o seu pai deixou o cargo, e ganhou as eleições há cinco anos, apesar das queixas da oposição de que estas tinham sido obtidas através de suborno e influência indevida.

Ramgoolam, filho do homem que conduziu as Maurícias à independência em 1968, foi primeiro-ministro de 1995 a 2000 e voltou a ocupar o cargo em 2005 e 2010.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar