Terça-feira, 10 Dezembro, 2024
Início » ENH desafiada a expandir gás natural canalizado

ENH desafiada a expandir gás natural canalizado

Por Jornal Notícias
331 Visualizações

A EMPRESA Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) deverá, nos próximos tempos, realizar investimentos para replicar o caso de sucesso de distribuição de gás natural canalizado no norte da província de Inhambane e em outras regiões do país.

O desafio foi lançado, recentemente, pela Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Ludovina Bernardo, no quadro de uma visita de trabalho à delegação da empresa, localizada em Vilankulo.

A gestora defende ainda a importância de se desenvolver uma equipa de operação e manutenção, saúde, segurança e qualidade para fazer face às necessidades de assistência à rede de distribuição de gás natural.

Segundo Ludovina Bernardo, a instituição tem vários desafios, desde a necessidade de responder às solicitações de gás canalizado, presença física da empresa nas regiões onde são desenvolvidos os projectos de petróleo e gás natural, a consolidação e aprofundamento da operação e manutenção independente de redes de distribuição de gás canalizado.

“Estamos satisfeitos e impressionados com a forma como o gás natural vai contribuindo para a melhoria da vida das nossas comunidades, em particular para a permanência das raparigas na escola e redução do desflorestamento”, expressou-se Ludovina, que visitou também o complexo oficinal, onde se encontra exposta a primeira unidade de produção de gás natural em pequena escala associada ao furo Pande 7, e o Complexo Bimbi.

A fonte inteirou-se das actividades desenvolvidas, em particular das acções no âmbito da distribuição de gás natural canalizado nos distritos de Vilankulo, Inhassoro e Govuro, tendo visitado alguns consumidores.

Os consumidores visitados fazem parte dos 900 abrangidos pela sexta e sétima fase de expansão do gás natural canalizado, agora na fase final, os quais demonstraram alegria pelo uso desta fonte de energia limpa e barata em comparação com o carvão vegetal e lenha, e que está a contribuir para a transformação das suas vidas.

As acções da ENH em Vilankulo contribuem para a melhoria de vida das comunidades da província de Inhambane. Com efeito, o projecto de Pande e Temane contribui para o acesso à energia limpa através da massificação do uso de gás natural canalizado e, consequentemente, redução do desflorestamento para produção de lenha e carvão.

Uma fonte próxima do processo assegurou que, até o final de ano, mais de 300 famílias, da província de Inhambane, irão beneficiar de canalização de gás de cozinha, reforçando a aposta da ENH em apoiar as comunidades locais.

Artigos que também podes gostar