PELO menos 9620 cidadãos solicitaram passaportes, este ano, nos Serviços Provinciais de Migração (SENAMI) em Maputo, um aumento em relação ao período homólogo de 2024, altura em que o número foi inferior a cinco mil.
A porta-voz da Direcção Provincial de Migração de Maputo, Carmen Mazenga, disse que o aumento da procura pelo passaporte deve-se ao comércio transfronteiriço e a intensificação das brigadas móveis para aproximar os serviços à população
“Por causa do elevado custo de vida muitas pessoas têm solicitado passaporte para praticar o comércio transfronteiriço. Durante o período das manifestações as brigadas móveis estiveram suspensas, mas quando reabrimos registámos um grande fluxo de requerentes”, afirmou Mazenga.
De acordo com a fonte, as brigadas móveis instaladas em locais estratégicos não exigem pré-agendamento, o que facilita o processo.
“Temos três brigadas, duas fixas, no Novare Mall e no Conselho Municipal da Cidade da Matola, que funcionam de forma permanente. As pessoas aproveitam os momentos de lazer para tratar documentos de viagem”, sublinhou.
A porta-voz indicou que as brigadas trabalham de segunda a quarta-feira no Conselho Municipal, das 7.00 às 15.00h, e de quinta à sexta no Novare Mall, igualmente das 9.00 às 15.00h, horários estratégicos que contribuem para a adesão massiva da população.