DestaqueEconomia TECHOBANINE: Porto requer 20 milhões de toneladas métricas/ano Por Jornal Notícias Há 1 mês Criado por Jornal Notícias Há 1 mês 1,1K Visualizações Compartilhar 0FacebookTwitterPinterestEmail 1,1K Pilatos Pires O início das obras de construção do porto de águas profundas de Techobanine, no distrito de Matutuíne, província de Maputo, tido como rota alternativa para a fluidez de mercadorias na África Austral, exige no mínimo a disponibilidade de 20 milhões de toneladas métricas por ano. Acontece, porém que, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Agostinho Langa, os três países envolvidos no projecto, nomeadamente Moçambique, Botswana e Zimbabwe, juntos não conseguem manusear quantidades que justifiquem a construção de um porto de grandes dimensões como o de Techobanine. “Está comprovado que ainda não temos capacidade, em termos de quantidade de minérios a transportar, por isso há necessidade de se contar com a África do Sul e Eswatini como parceiros do projecto para podermos ter mais do que o mínimo de carga necessária para viabilizar o investimento no porto”, frisou Agostinho Langa, em entrevista ao “Notícias”. A fonte explicou que até ao momento nenhuma actividade de construção está em curso, porque decorrem ainda estudos sobre as formas de garantir a rentabilidade do empreendimento. “O projecto regional foi relançado no ano passado pelos governos dos três países envolvidos e para a sua viabilização foi formulado um pedido de financiamento ao Banco Africano de Desenvolvimento, concretamente para o aprofundamento de estudos que vão conduzir à sua implementação. Quando as condições estiverem criadas para o início das construções vai se instalar, primeiro, um terminal de combustíveis que vai abastecer toda a região”, explicou. A implementação deste empreendimento tem em vista aliviar o congestionamento dos portos de Durban e Richards Bay, na vizinha África do Sul. Espera-se igualmente que estimule o crescimento da produção mineira dos Estados beneficiários. O porto está projectado para ter 20 metros de profundidade e estará localizado estrategicamente nas rotas marítimas internacionais, ligando aos países do interior, especialmente Botswana e Zimbabwe, para além da previsão de gasodutos e tanques de armazenagem de combustível. Leia mais… Você pode gostar também Saúde mais vigilante contra cólera no sul Empresas isentas ao pagamento de multa REPETIÇÃO DA VOTAÇÃO: Frelimo lidera nas quatro autarquias Necessários cinco milhões de doses para vacinar animais DESTAQUESECONOMIAportoTECHOBANINE Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestEmail Artigo anterior “Notícias” lança celebrações do centenário Próxima artigo “Notícias” aos 99 anos com os mesmos ideais Artigos que também podes gostar AT deve inovar no combate à evasão fiscal e corrupção Há 6 horas Arsénio Maringule ajuíza final da Taça CAF Há 8 horas Ministro da Economia reúne-se com a CTA Há 8 horas Chefe do Estado quer digitalização das Finanças Há 10 horas PR exige da AT celeridade no pagamento das dívidas do Estado Há 11 horas Chapo considera sector das Finanças coração do Estado Há 11 horas