Quinta-feira, 1 Maio, 2025
Início » Paradona apresenta “Pita Kufa, o Leito da Morte” na Guiné Equatorial

Paradona apresenta “Pita Kufa, o Leito da Morte” na Guiné Equatorial

Por Jornal Notícias
527 Visualizações

O escritor moçambicano, Carlos Paradona, apresenta hoje, em Malabo, o seu último romance “Pita Kufa, o Leito da Morte”, no quadro das comemorações dos cinquenta anos da Independência Nacional e a convite da Associação dos Escritores da Guiné Equatorial.
O livro, em circulação restrita na Guiné Equatorial, tem despertado um interesse inusitado entre as comunidades literária e académica daquele país da CPLP, facto que determinou que o convite fosse formulado ao autor.
Na qualidade de secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), Paradona vai aproveitar o ensejo para buscar parcerias e formas de cooperação com a agremiação congénere local.
“Nesta obra, não é sugerida a negação da cultura tradicional. Apela-se, isso sim, à re-significação de determinados modos de agir integrados na cultura que possam ter impacto negativo na sociedade ou na saúde das pessoas”, escreve a Sara Jona Laisse, docente de Técnicas de Expressão na Universidade Católica de Moçambique.
“Isso é positivo, se considerarmos que as culturas devem agir em defesa da humanidade. Sendo estas dinâmicas, algumas das suas práticas podem ser alteradas para o bem da humanidade. Paradona recorda-nos que existe a hipótese de dar novos significados à cultura, em nome do conhecimento hodierno e da defesa da vida humana”, acrescenta.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia