Sexta-feira, 9 Maio, 2025
Início » CPLP apoia candidatura do Parque de Maputo a património mundial da UNESCO

CPLP apoia candidatura do Parque de Maputo a património mundial da UNESCO

Por Jornal Notícias
158 Visualizações

Os ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) declararam o apoio conjunto à candidatura do Parque Nacional de Maputo a património mundial da UNESCO.

Em causa está uma candidatura submetida anteriormente pelo Governo moçambicano à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e que mereceu o apoio dos ministros da Cultura da CPLP, para o período 2025-2026, que estiveram reunidos em São Tomé em Príncipe.
A candidatura, depois de em 2008 Moçambique ter tentado a inclusão da então Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro, segundo informação da UNESCO, surge após a classificação do Parque Nacional de Zonas Húmidas de iSimangaliso, do lado sul-africano como património mundial em 1999.
“O Parque Nacional de Maputo e o iSimangaliso são adjacentes. As vantagens de uma maior abrangência de espécies protegidas e da pesquisa e gestão colaborativas para os governos de Moçambique e da África do Sul são impressionantes”, refere-se na proposta citada pela Lusa.
Enquanto o iSimangaliso já é património mundial, o sítio que designa a região da Baía de Maputo até à Ponta do Ouro, incluindo a Ilha de Inhaca, foi classificado em 2003, segundo a candidatura, como o quarto prioritário mais importante para protecção e indicação ao património mundial.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia