Sexta-feira, 13 Junho, 2025
Início » Maputo recebeu “A Última Oração do Judas”

Maputo recebeu “A Última Oração do Judas”

Por Jornal Notícias
518 Visualizações

O Camões- Centro Cultural Português em Maputo foi palco do lançamento, ontem, d’“A Última Oração do Judas”, livro do escritor moçambicano, Sakharari.
A obra foi apresentada pelo docente e crítico de artes, Dionísio Bahule, e contou com ilustrações do artista plástico Ernesto Polá e prefácio do académico Alberto Mathe.
Sakharari, pseudónimo de Eliseu Armando, natural de Maúa, província de Niassa.
Para Mathe, o livro vai além de uma simples colectânea de poemas. “Ele se apresenta como uma arena onde a linguagem luta contra suas próprias limitações. ‘A Última Confissão de Judas’ nunca é verdadeiramente ouvida, manifestando-se como um grito mudo, simbolizando a impossibilidade de comunicar plenamente a experiência humana. Nesse sentido, Judas deixa de ser apenas uma figura histórica e se torna um símbolo que desarticula as estruturas tradicionais de pensamento sobre o bem e o mal”.
De acordo com o académico, o poeta convida o leitor a mergulhar em um jogo de palavras que se desenrola nas margens do silêncio, onde o que não é dito carrega um peso tão significativo quanto o que é dito.
“É o que se pode constatar na primeira secção do livro, intitulada ‘Queixumes e Labilidades do Judas’, na qual somos apresentados a um duplo movimento de desconstrução e recriação das figuras míticas e narrativas históricas. Nos poemas ‘Oração do Judas (I)’ e ‘Oração do Judas (II)’ reinventa-se o mito bíblico, deslocando-o para uma esfera colectiva e cosmológica, onde o sujeito poético busca tanto denunciar quanto reconstituir a experiência da traição e da redenção”. Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia