Sexta-feira, 13 Junho, 2025
Início » Ruanda propõe uso de drone para logística agrícola

Ruanda propõe uso de drone para logística agrícola

Por Jornal Notícias
367 Visualizações

Dalton Sitoe, em Kigali

A proposta de utilização de drone para melhorar a logística no sector da agricultura marcou o arranque da II edição da Conferência Africana sobre Tecnologias Agrícolas (ACAT), que iniciou na manhã de hoje no Kigali Convention Centre, na capital do Ruanda.

O gerente de parceiras do Zipline, Prosper Uruvugundi, explicou que a tecnologia já está em uso no Ruanda e em alguns países africanos, tendo o drone capacidade de distribuir numa viagem até três quilos de sementes, por exemplo, podendo percorrer 105 quilómetros em 55 minutos, voando à 120 metros de altura.

“É uma solução para os desafios logísticos que enfrentamos. O que seria necessário mais de seis a oito horas no nosso país, fazemos em menos de uma hora, poupando muitos recursos. Mesmo para lugares recônditos podemos usar é uma questão de nos posicionar em um ponto estratégico, podendo funcionar para distribuição de produtos como vacinas para agropecuária”, aprofundou.

Refira-se que Moçambique faz-se representar pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas, assim como pelo Instituto Investigação Agrária (IIAM). O evento terá, até quinta-feira, diversas sessões de debate sobre como acelerar a colocação de tecnologias de última geração nas mãos de agricultores africanos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia