Segunda-feira, 13 Outubro, 2025
Início » País melhora acessibilidade aos cuidados de saúde

País melhora acessibilidade aos cuidados de saúde

Por Juma Capela
924 Visualizações

QUITÉRIA UAMUSSE, em Dubai

A implementação de programas de formação de especialistas em medicina no país está a contribuir para a acecibilidade e equidade na prestação de cuidados de saúde no país.
Segundo a esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, que falava hoje em Dubai, na abertura da VII Cimeira Internacional das Primeiras-damas Africanas e Asiáticas da Fundação Merck, com esta iniciativa Moçambique está a formar uma nova geração de especialistas em saúde.
“Mercê do apoio da Merck, desde 2020, o país beneficiou de 18 bolsas de estudo para a especialização de médicos de todas as províncias, das quais 15 foram concedidas no quadro do Programa Nacional de Pontos Azuis em Diabetes da Fundação Merck, para o Diploma de Pós-Graduação em Endocrinologia e o curso de Mestrado Online em Diabetes, aprovado pela Diabetes UK”, destacou.
Paralelamente, prossegiu, foram concedidas três bolsas de estudo para um Diploma de Pós-Graduação de um ano em Medicina Aguda, Doenças Infecciosas e Gestão da Dor.
Para a Primeira-Dama, todas essas áreas são de grande importância para o país, considerando o número limitado de especialistas no sistema público de saúde.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia