Quarta-feira, 9 Julho, 2025
Início » “Kachamila foi um pilar de visão estratégica”

“Kachamila foi um pilar de visão estratégica”

Por Jornal Notícias
211 Visualizações

John Kachamila foi um pilar de visão estratégica, liderança firme e compromisso com o desenvolvimento sustentável dos sectores de recursos minerais, energia e meio ambiente.
Esta afirmação foi feita, hoje, pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale, durante o elogio fúnebre, cuja cerimónia teve lugar no Paços do Município de Maputo.
Pale disse que sob direcção de Kachamila foram lançadas as bases para a governação responsável dos recursos naturais, fortalecimento institucional e formação de quadros nacionais.
Disse que, para além da sua contribuição técnica e política, destacou-se também na literatura com o lançamento do livro do Val Riff ao sonho da liberdade nos Estados Unidos da América.
No último adeus a John Kachamila estiveram presentes, para além de familiares, membros do Governo, incluindo o Chefe do Estado, Daniel Chapo, veteranos da luta armada, entre outras figuras.
Kachamila perdeu a vida no dia 3 do corrente mês, aos 79 anos, em Maputo, vítima de doença. Foi membro da Frelimo e da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, notabilizou-se igualmente como ministro dos Recursos Minerais e da Coordenação da Acção Ambiental.

Foto: S. Manjate

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia