Quinta-feira, 17 Julho, 2025
Início » PR na XV Cimeira da CPLP em Guiné-Bissau

PR na XV Cimeira da CPLP em Guiné-Bissau

Por Jornal Notícias
380 Visualizações

O Presidente da República, Daniel Chapo, participa hoje e amanhã na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na cidade de Bissau, República da Guiné-Bissau.
A Cimeira reúne os mais altos representantes dos Estados-membros da CPLP e decorrerá sob o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, com o objectivo de reforçar a cooperação multilateral e concertar estratégias comuns para a promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável nos países da comunidade, indica um comunicado na posse do “Notícias Online”.
A participação de Moçambique nesta cimeira reafirma o compromisso do país com os valores fundacionais da CPLP e a sua determinação em contribuir activamente para o fortalecimento da solidariedade, do desenvolvimento partilhado e da integração dos povos de língua portuguesa, desta o documento.
Além dos países membros da CPLP, que incluem Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, a XV Conferência contará igualmente com a participação de diversos países e organizações internacionais, refere o documento.
Nesta deslocação à capital guineense, acompanham o Chefe do Estado moçambicano a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas; a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Moçambique e representante permanente designada junto à CPLP, Stella Novo Zeca; o secretário de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo Dgedge, entre outros quadros da Presidência da República e de instituições governamentais.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia