Placard
Sexta-feira, 3 Outubro, 2025
Início » País encaixará USD 5 milhões mensalmente na exportação de energia para Malawi

País encaixará USD 5 milhões mensalmente na exportação de energia para Malawi

Por Jornal Notícias
1,7K Visualizações

O país vai encaixar a partir de Novembro, 5 milhões de dólares mensalmente, com a exportação de 50 megawatts de energia eléctrica a partir da província de Tete, para o Malawi.
A receita poderia chegar até aos 10 milhões de dólares por mês, caso o Malawi acordasse em importar 100 megawatts, mas a falta de divisas que o governo de Lilongwe está a enfrentar condicionou o negócio.
De acordo com a RM, as obras dos 218 quilómetros de linha de transmissão de energia de alta tensão de 400 quilovolts, que liga a Subestação de Matambo em Tete, até à Subestação de Phombeya em Balaka, no Malawi, estão quase concluídas, faltando apenas trabalhos do lado moçambicano.
O Presidente do Conselho de Administração da ESCOM, empresa de distribuição de energia eléctrica no Malawi, Kankwamba Kumwenda, reconheceu que a modalidade de pagamento da factura pela importação desta electricidade será um desafio para o Malawi, um país com poucas reservas cambiais que devem suportar todas as suas necessidades vindas fora do território nacional.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia