FOI assinado, terça-feira, no anfiteatro do Ministério da Juventude e Desportos, o memorando de entendimento entre o Instituto Nacional do Desporto (INADE) e a Associação Nacional de Municípios de Moçambique (ANAMM), com o objectivo de fortalecer a promoção do desporto a nível local como instrumento de inclusão social, coesão comunitária e desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimónia, o presidente da ANAMM, João Ferreira, destacou a importância do memorando, afirmando que “esta iniciativa conjunta com o INADE visa valorizar os nossos desportistas e, assim, melhorar a qualidade de vida dos nossos concidadãos. O desporto é saúde e é essencial olharmos para esta componente com a devida atenção”.
Por sua vez, Elias Williamo, director-geral do INADE, referiu que há uma grande heterogeneidade nas práticas desportivas nos diferentes municípios, o que demonstra a necessidade de uma coordenação mais eficaz. Daí ter considerado que projecto, “que veio para ficar”, vai reforçar o compromisso das partes envolvidas.
Refira-se que o memorando de entendimento terá uma vigência inicial de quatro anos, sendo automaticamente renovável, e visa criar uma base sólida para o planeamento e execução de políticas desportivas nos municípios, respeitando as suas especificidades e prioridades locais.


