OS estudantes da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique (UCM) são desafiados a assumir papel activo e olhar crítico contra a desinformação na era digital, por meio da verificação dos factos e produção de conteúdos que privilegiem a verdade, a ética e a credibilidade.
O repto foi lançado na manhã de hoje, na cidade de Nampula, pelo Presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias, SA, Júlio Manjate. Orador da palestra intitulada “Notícias a Caminho do Centenário: Trajectória e Marcas na Construção da Cidadania e Desafios da Contemporaneidade”, Júlio Manjate referiu-se, entre outros aspectos, a importância dos meios de comunicação social veicularem para consumo público conteúdos que contribuam para a formação e elevação constante da cidadania.
O gestor sublinhou a necessidade de os futuros profissionais a saírem da UCM primarem por um jornalismo responsável, capaz de fortalecer a democracia e aproximar os cidadãos dos assuntos de interesse público. O Presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias encontra-se em visita de trabalho à Delegação da Província de Nampula, no âmbito dos preparativos da celebração do centenário da fundação da empresa.
Para além dos estudantes dos cursos de Educação e Comunicação, participaram igualmente na palestra estudantes da Faculdade de Economia da UCM em Nampula.
981


