Terça-feira, 23 Setembro, 2025
Início » “Os Adivinhos dos Fabricantes da Paz” escala Beira

“Os Adivinhos dos Fabricantes da Paz” escala Beira

Por Jornal Notícias
274 Visualizações

O Projecto ProPaz inaugura hoje, às 18 horas, na Casa do Artista (cidade da Beira), a exposição itinerante “Os Adivinhos dos Fabricantes da Paz”, da autoria do artista plástico Gonçalo Mabunda e com curadoria de Ivan Laranjeira.
A mostra produz mensagens de paz e reconciliação, incentivando a valorização do património cultural, através da reinterpretação da memória colectiva dos anos de conflito civil que assolou o país após a independência.
Gonçalo Mabunda, desta vez, com base no material bélico proveniente do processo de DDR, reinventa cenários, reflecte o quotidiano, transforma munições em símbolos de paz, propondo uma nova fonte de esperança e de entender o conflito, conforme suas próprias palavras: “Quanto mais balas nestas obras, mais vidas que se salvam”.
“Os Adivinhos dos Fabricantes da Paz” estará patente na Casa do Artista, na cidade da Beira (Sofala), até sexta-feira, depois de ter escalado as províncias de Tete e Manica.
O evento resulta da colaboração entre a Associação IVERCA e o Comité Internacional para o Desenvolvimento dos Povos (CISP), no âmbito do projecto ProPaz: Cultura para a Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão Social, co-financiado pela União Europeia. O projecto é também implementado pelo IMD e LeMuSiCa.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia