Quarta-feira, 26 Novembro, 2025
Início » HCB abre descarregador ecológico para preservar ecossistemas fluviais

HCB abre descarregador ecológico para preservar ecossistemas fluviais

Por Jornal Notícias
720 Visualizações

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das maiores produtoras de energia eléctrica da região austral de África abre, hoje (26 de Outubro), um descarregador de água de meio fundo a 80%, no período das 5 horas às 17 horas na província de Tete.
A medida hidrológica visa minimizar os impactos ambientais e socioeconómicos decorrentes da paragem total da estação electro-produtora, refere o comunicado na posse do “Notícias”.
A actividade implicará a indisponibilidade do caudal turbinado, o único que tem mantido, no dia-a-dia, o fluxo normal de água no vale do rio a jusante da barragem, no contexto actual de seca que se faz sentir sobre a bacia hidrográfica internacional do rio Zambeze.
A paragem total da estação electro-produtora obrigará à abertura de um descarregador, como resultado da implementação de um conjunto de normas e princípios de gestão e operação de grandes barragens, refere o documento.
Aponta igualmente, o cumprimento das directrizes ambientais que recomendam a manutenção de um caudal ecológico para a preservação dos ecossistemas fluviais, a biodiversidade e continuidade das actividades socioeconómicas das populações que se localizam no vale do rio Zambeze a jusante da barragem de Cahora Bassa, nas províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia.
“Esta paragem programada é uma acção que será implementada em coordenação com os principais clientes da HCB, nomeadamente a EDM (Moçambique), ESKOM (Africa do Sul) e ZESA (Zimbabwe) e outros operadores da SAPP (Southern Africa Power Pool), com o objectivo de realizar intervenções de manutenção nos equipamentos principais de geração, transformação e
transporte de energia, medida importante para o reforço e estabilização da
capacidade de fornecimento de energia aos clientes”, anotou.

Artigos que também podes gostar