O ministro da Planificação e Desenvolvimento, Salim Valá, defendeu, há momentos, na Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a necessidade de uma revolução da produtividade como elemento essencial para garantir a eficácia das reformas económicas que o Governo tem vindo a implementar no país.
Valá falava durante um Painel de Alto Nível subordinado ao tema “Reformar para competir: caminhando para o relançamento económico”, cujo objectivo foi apresentar e debater as principais medidas adoptadas pelo Executivo para impulsionar o crescimento económico nacional.
Segundo explicou, o aumento da produtividade não deve ser uma aposta exclusiva da agricultura, mas sim um processo que envolva a modernização deste sector, acompanhada pela potenciação da indústria transformadora, de modo a criar maior valor acrescentado e gerar mais empregos.
A CASP arrancou, hoje, em Maputo, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, cuja abertura foi realizada pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que realçou a necessidade de continuar trabalhar com o sector privado para transformação estrutural da economia.
Entretanto, Onório Manuel, vice-presidente da CTA, chamou atenção para a falta de uma acção na execução das reformas que tem vindo a ser concebidos, nas várias conversações.
307
Artigo anterior


