Sexta-feira, 14 Novembro, 2025
Início » Extra-parlamentares propõem votação electrónica nas eleições

Extra-parlamentares propõem votação electrónica nas eleições

Por Jornal Notícias
193 Visualizações

Os partidos extra-parlamentares propõem a introdução do sistema de votação electrónica nos processos eleitorais para que a divulgação dos resultados eleitorais seja entre 1 e 3 dias após o encerramento da votação.
Para o efeito querem que seja abolido o actual método de Hondt e adoptar o método Hare-Niemeyer (Quociente Tradicional e Maiores Restos), que favorece maior representatividade dos outros partidos concorrentes.
As propostas foram apresentadas à Comissão Técnica do Diálogo Nacional Inclusivo na auscultação do grupo de partidos extra-parlamentares, que teve lugar na cidade de Maputo.
De acordo com o Presidente da COTE, Edson Macuácua, os extras parlamentares sugerem igualmente, eliminar a participação de Grupos de Cidadãos Eleitores nos processos eleitorais, garantindo exclusividade de participação aos partidos políticos.
“Determinar que a tomada de posse do novo Presidente eleito ocorra até o quarto dia após a divulgação definitiva dos resultados”, sugerem.
Consta a ainda a proposta de criar, um instrumento jurídico específico para responsabilização de candidatos presidenciais em caso da proclamação antecipadas dos resultados e da violência pós-eleitoral.
Manter as listas plurinominais e fechadas. Introduzir um número único de identificação do eleitor, vinculado ao Bilhete de Identidade, que funcione também como cartão de eleitor, disse.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia