Iniciou, hoje, no Campus de Murropwè da Universidade Licungo (UniLicungo), em Quelimane, o V Seminário Internacional de Investigação Científica, evento que decorre em paralelo com o 16.º Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI). A iniciativa, que se prolonga até sábado, decorre sob o lema “Investigação Científica, Inovação e Inclusão: Aliança para os desafios globais baseados em soluções locais”.
A iniciativa reúne académicos e investigadores provenientes de Moçambique, Angola, Costa do Marfim, Senegal e Namíbia, num espaço de intercâmbio de conhecimento e de apresentação de avanços científicos. Ao todo, serão apresentados 68 projectos de investigação, assinados por investigadores nacionais e internacionais.
Na sessão de boas-vindas, o reitor da Universidade Licungo, Boaventura Aleixo, destacou que o encontro representa uma oportunidade privilegiada para explorar novas ideias, partilhar experiências, difundir descobertas científicas e inspirar a nova geração de estudantes universitários. Sublinhou ainda que os projectos em análise constituem um contributo relevante para o desenvolvimento, na medida em que introduzem conhecimento novo, identificam soluções para desafios locais e globais e estimulam a criatividade e a inovação.


