O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é outorgado hoje com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Pedagógica de Maputo, no âmbito da sua visita de trabalho de dois dias que arrancou ontem, a noite convite do seu homólogo moçambicano, Daniel Chapo.
O título reconhece o contributo do estadista brasileiro na promoção da educação, inclusão social, combate à pobreza e fortalecimento da cooperação entre os povos de língua portuguesa.
A visita decorre na sequência do convite formulado à margem da COP30, realizada recentemente em Belém do Pará, no Brasil, e constitui um marco importante na consolidação das relações históricas entre Moçambique e Brasil, indica o comunicado da Presidência da República.
Durante a sua estada, Lula da Silva cumprirá uma agenda que inclui encontros oficiais ao mais alto nível, assinatura de instrumentos de cooperação e visitas a projectos estruturantes com impacto directo no desenvolvimento económico e social do país.
Os dois estadistas vão ainda abordar temas prioritários da cooperação bilateral, com enfoque nos sectores da energia, agricultura, industrialização, infra-estruturas, educação superior, saúde e intercâmbio cultural, visando aprofundar a parceria estratégica entre Moçambique e Brasil.
354


