Segunda-feira, 24 Novembro, 2025
Início » Mais de 480 agrónomos serão formados no Brasil

Mais de 480 agrónomos serão formados no Brasil

Por Jornal Notícias
190 Visualizações

Pelo menos 480 moçambicanos poderão ser formados no Brasil, durante o próximo ano, com a implementação do memorando de entendimento rubricado hoje, em Maputo, pelo Ministério da Educação e Cultura e Agência Brasileira de Cooperação, para o aumento da produção de alimentos.
Trata-se de 80 vagas para curso de formação de formadores em ciências agrárias e mais de quatrocentas vagas para o curso técnico em agropecuária, destinado a aumentar competências dos colaboradores moçambicanos.
Esta intenção foi anunciada pelo Presidente do Brasil, Lula da Silva, após testemunhar a assinatura de nove acordos de cooperação em diversas áreas de desenvolvimento tecnológico e capacitação técnica.
Lula assegurou que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) vai reforçar as iniciativas por meio de um sistema de treinamento presencial e à distância com o mesmo senso de prioridade e trabalhar para incluir Moçambique entre os países contemplados pela etapa de implementação acelerada da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
“O Presidente Chapo e eu nos encontramos na Cúpula de Líderes de Belém no contexto da COP30 e apoiou as iniciativas lançadas pelo Brasil na ocasião, incluindo o Fundo Florestas Tropicais para Sempre”, agradeceu.
Reconheceu o facto de Moçambique ser um dos 20 países do mundo mais vulneráveis ao impacto das mudanças do clima, reiterando a abertura para um trabalho em conjunto para o futuro do planeta na protecção de biomas.

Artigos que também podes gostar