O INSTITUTO Nacional de Gestão do Risco de Desastres (INGD) alerta que o fenómeno “El Niño” continua uma realidade em Maputo, não obstante as precipitações que se registaram nos últimos dias.
Neste momento, algumas regiões de Maputo enfrentam problemas de inundações, mesmo assim o INGD não descarta a possibilidade de o fenómeno “El Niño”, caracterizado por seca e calor intenso, afectar a província.
A delegada do INGD na província de Maputo, Sara Matchie, adverte que as comunidades não podem ficar relaxadas perante as chuvas que se registam nos últimos dias, uma vez que a seca é um fenómeno de progressão lenta.
Por isso, Sara Matchie recomenda aos cidadãos para que estejam em prontidão para fazer face a possíveis efeitos da seca resultante do fenómeno.
“Continuamos a fazer a monitoria dos eventos. A época chuvosa está ainda no início e é importante frisar que o El Niño não significa que não podemos ter problemas de inundações. Como sabemos, a seca é um fenómeno de progressão lenta caracterizado por escassez de precipitação ou fraca precipitação, mas isso não quer dizer que devemos ficarmos convencidos que não vai acontecer nada neste sentido”, disse.