VICTOR MACHIRICA, na Índia
O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, exortou os estudantes bolseiros moçambicanos na Índia a se dedicarem à formação para obterem conhecimento que os habilite a contribuir para desenvolver o país.
Nyusi falava hoje num encontro com os estudantes no The Leela Mandmagar Hotel, no qual acrescentou ser tarefa dos estudantes apreender conhecimento, dominar a ciência e a técnica para desenvolver o país.
“A vossa missão é estudar para levar o conhecimento para Moçambique”, disse o Chefe do Estado, para quem “estudar bem, é garantir o futuro de Moçambique”.
Entretanto, no encontro, os estudantes queixaram-se do racismo e discriminação pelos seus colegas indianos e morosidade no pagamento dos subsídios referentes à bolsa, chegando nalguns casos a atingir três a seis meses de atraso, o que faz com que passem privações que afectam o processo de aprendizagem.
Por seu turno, o embaixador moçambicano na Índia informou ao Presidente da República que os estudantes, que são parte dos 350 que vivem na Índia, têm um bom comportamento.


