BeiraPrimeiro Plano Sem dragagem regular o Porto da Beira não existe Por admin-sn Há 3 meses Criado por admin-sn Há 3 meses 446 Visualizações Compartilhar 0FacebookTwitterPinterestEmail 446 BELMIRO ADAMUGY A necessidade aguça o engenho. Partindo desta base foi criada a Empresa Moçambicana de Dragagem (EMODRAGA), com o objectivo principal de garantir a conservação dos canais de acesso aos portos nacionais, bacias de manobra, ancoradouros e zonas de acostagem, com vista a torná-los navegáveis com segurança. Tutelada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações, a empresa goza de autonomia patrimonial, financeira e administrativa. Com o “quartel-general” baseado na cidade da Beira, a empresa está, para além da dragagem, a abraçar outros projectos de importância vital para o desenvolvimento da província de Sofala. Actuando em áreas como obras hidráulicas, dragagem de construção e manutenção, extracção de areias e pesquisas hidrográficas e posicionamento, a EMODRAGA prepara-se para renovar o equipamento que usa, de modo a responder aos novos desafios. Socorrendo-se das dragas Tong Tan, esta subcontratada, Alcântara Santos, Aruângwa, a lancha hidrográfica Chiveve e o rebocador Chire, entre outros equipamentos, a empresa entra de peito aberto para o ano de 2024, alargando horizontes e perspectivando grandes vitórias. O “Notícias” conversou com o presidente do Conselho de Administração da EMODRAGA, Domingos da Conceição Bié, para ter uma visão mais global do trabalho desenvolvido por aquela empresa. A conversa correu tranquilamente, porque os canais estavam devidamente dragados… A EMODRAGA também “limpa” o portoNOTÍCIAS (Not.) – Comecemos assim… qual é a função primária da EMODRAGA? DOMINGOS BIÉ (DB) – A EMODRAGA é uma empresa moçambicana de dragagem. Basicamente, a nossa missão e função é fazer a dragagem dos canais de acesso aos portos. Os canais têm um caminho, por onde as embarcações passam, e por estarmos em um porto junto aos desaguadores dos rios, ocorrem problemas de assoreamento. Os rios trazem sedimentos e praticamente fecham esses caminhos por onde os barcos devem passar. Então a nossa missão é exactamente manter aquele caminho sempre disponível. Nós não fazemos a limpeza do mar, dragamos. Not. – Quais os riscos que se correm se não houver dragagem? Leia mais… Você pode gostar também ARÃO LITSURE (1955-2024): Marcos de um músico reverendo e escritor Assassinou a mulher por asfixia Frustrados casos de tráfico de menores FECALISMO A CÉU ABERTO: Um mal sem fim à vista EMODRAGAPorto da Beira Compartilhar 0 FacebookTwitterPinterestEmail Artigo anterior Circulação tortuosa nas estradas da Matola Próxima artigo PGR expulsa cidadão angolano Artigos que também podes gostar Trabalhadores detidos por desvio de mercadorias Há 2 dias Indivíduo é detido por violar e roubar Há 3 dias “NÓS MATAMOS O CÃO-TINHOSO”: Há sessenta anos marcando gerações Há 3 dias Arma, droga e marfim levam indivíduos às celas Há 1 semana BACIA DO ROVUMA: Novas plataformas podem viabilizar exploração do gás Há 2 semanas MERCADO DE MAQUININO: Grossistas continuam em espaços indevidos Há 2 semanas