AMÂNDIO MACUÁCUA, em Antalya
A MINISTRA dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, reiterou ontem em Antalya, na Turquia, o compromisso de Moçambique com o diálogo como única forma de acabar com os conflitos no mundo, indicando que a força das armas nunca foi capaz de construir uma paz duradoura.
Verónica Macamo falava a jornalistas moçambicanos à margem da realização do terceiro Fórum de Diplomacia de Antalya-2024, evento no qual participa em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
“O mundo deve tomar uma acção coordenada e articulada para acabar com as guerras que afligem a humanidade, provocando mortes, sofrimento da população e destruição de infra-estruturas muito úteis para a vida das pessoas”, disse a chefe da diplomacia moçambicana.
Foi neste diapasão que Verónica Macamo apelou aos países em conflito, a exemplo da Rússia, Ucrânia, Israel ou estado palestiniano para abandonarem a violência e sentar-se à mesa para superar as diferenças.
Aliás, a busca da paz por vias pacíficas é a palavra de ordem que levou Moçambique a ser eleito membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, fórum no qual procura sempre transmitir a sua experiência nesta matéria.


