O SERVIÇO Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) incinerou cerca de 46 quilogramas de diferentes tipos de droga no Bairro Incassane, no Distrito Municipal de KaTembe, na cidade de Maputo.
Segundo o porta-voz do SERNIC na capital do país, Hilário Lole, os estupefacientes foram apreendidos em várias operações realizadas desde o ano passado em coordenação com outras forças policiais, no âmbito do combate cerrado ao consumo e tráfico de drogas ilícitas.
“Entre 2023 e Maio corrente foram apreendidas quatro viaturas usadas no transporte de substâncias psicoactivas, como cocaína, heroína, ecstasy e cannabis sativa, esta última de maior circulação no mercado negro, por ser de baixo custo e fácil aquisição nos locais de comercialização e produção”, avançou.
A maior quantidade dos produtos tóxicos apreendidos foi interceptada no Aeroporto Internacional de Maputo bem como nos bairros Mafalala e Alto Maé e distritos municipais KaMavota e KaMaxakeni.
“As autoridades judiciais instauraram 330 processos, com 279 arguidos. Entre os arguidos estão oito estrangeiros, incluindo malawianos, nigerianos, angolanos, tanzanianos, congoleses e um suázi”, apontou.
A fonte instou as comunidades a denunciarem as actividades ilícitas nas “bocas de fumo” e plantações de substâncias psicoactivas em pequena ou grande escala, com intuito de facilitar o trabalho das autoridades policiais.


