UMA idosa de 82 anos de idade e viúva, residente no bairro de Namutequeliua, vive desde o ano passado uma situação de desespero, devido a maus-tratos e humilhação perpetrados por sua filha, alegadamente por ser feiticeira.
Segundo vizinhos, que denunciaram o caso, a idosa, identificada por Teresa Cruz, tem sido alvo de agressões físicas e verbais por parte da filha, que alega que a mãe está envolvida em práticas de feitiçaria, culpando-a dos problemas de saúde e dificuldades financeiras que enfrenta.
Os vizinhos dizem-se preocupados, mas afirmam que não podem intervir, porque se trata de um assunto familiar, pelo que apelam às autoridades para que intervenham, uma vez que a idosa vive momentos de aparente abandono.
Falando à nossa Reportagem, Teresa Cruz disse que vive uma vida difícil desde que acolheu a sua filha, há sensivelmente dois anos.
Mãe de oito filhos, a vítima contou que após a morte do marido, recebeu a residência onde viviam mas foi aconselhada por familiares a vendê-la e adquirir outro espaço na zona de Cotocuane, no bairro de Namutequeliua.
Já instalada em Cotocuane, Cruz construiu uma casa, para o que contou com o apoio dos outros filhos.
Entretanto, a filha mais nova e solteira decidiu erguer uma casa precária no mesmo espaço, gerando, assim, o mau ambiente entre elas. A idosa disse que os outros filhos estão a par da situação.
Segundo apurámos, o caso já é do conhecimento das autoridades policiais.
“Para comer não tem sido fácil e os meus filhos sabem da situação. Ela ergueu a sua casa no meu quintal mas não vivemos um ambiente de paz”, lamentou Teresa Cruz.
A acusada nega ser protagonista dos maus-tratos à mãe mas reconhece a má relação entre elas. Acrescentou que a progenitora está a agir sob influência dos outros irmãos que, alegadamente, a invejam por ser única filha empregada e economicamente estável.


