Sexta-feira, 2 Maio, 2025
Início » 1.º DE MAIO: PR apela à responsabilidade colectiva

1.º DE MAIO: PR apela à responsabilidade colectiva

Por Jornal Notícias
304 Visualizações

O Presidente da República, Daniel Chapo, assinala o 1.º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, com uma mensagem de reconhecimento, solidariedade e apelo à responsabilidade colectiva, “num contexto particularmente desafiante para a economia e o tecido social do país”. “Em nome do Governo da República de Moçambique e em meu próprio, endereço a cada trabalhador e trabalhadora o nosso reconhecimento pelo seu contributo inestimável na construção de um país mais próspero, justo e solidário”, afirmou.

Reconhecendo os impactos das recentes manifestações violentas, o Presidente Chapo alerta que estas “deixaram marcas profundas no tecido empresarial, resultando no encerramento de unidades produtivas, despedimentos de trabalhadores, fragilização do diálogo laboral e adiamento das negociações salariais”. Reiterando o compromisso com a paz social e o trabalho digno, o estadista apela aos trabalhadores para que “mantenham a serenidade e o compromisso com o trabalho digno e produtivo”, e exorta à protecção das empresas como “motores de produção e de oportunidade”.

O Presidente da República dirige ainda um pedido de “responsabilidade e solidariedade”, aos empregadores destacando que, apesar das dificuldades, o Governo está a implementar medidas para relançar a economia e proteger os mais vulneráveis. “Moçambique já superou muitos desafios e, com esforço colectivo, responsabilidade partilhada e visão de futuro, iremos ultrapassar este momento e sair ainda mais fortes”, afirma o estadista, concluindo com um apelo à mobilização nacional: “vamos trabalhar com confiança, vamos reconstruir com firmeza, vamos proteger o que é de todos”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia