Terça-feira, 6 Maio, 2025
Início » Friedrich Merz sem maioria no Parlamento alemão para tomar posse

Friedrich Merz sem maioria no Parlamento alemão para tomar posse

Por Jornal Notícias
144 Visualizações

O líder do partido da União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, vencedor das eleições alemãs, em Fevereiro, falhou, esta terça-feira, a maioria parlamentar necessária para tomar posse como chanceler do país, numa primeira ronda de votações.
De acordo com a Reuters, este acontecimento está a ser visto como uma reviravolta inesperada, tendo em conta a coligação com os sociais democratas do centro-esquerda do partido SPD.
A presidente do Parlamento alemão (Bundestag), Julia Kloeckner, afirmou que o líder da CDU alcançou apenas 310 votos na câmara baixa do parlamento. Para garantir uma maioria, Merz precisava de 316 votos.
O Bundestag, que suspendeu a sessão, tem agora 14 dias para que haja um entendimento e Friedrich Merz seja eleito, ou um outro candidato, com maioria absoluta. 
Os partidos da coligação CDU/CSU e SPD têm um total de 328 lugares no Parlamento. Os grupos parlamentares estão a discutir a situação actual.
De recordar que Friedrich Merz venceu as eleições alemãs, em Fevereiro, com 28,5 por cento dos votos e deveria suceder a Olaf Scholz.
Na segunda-feira, a CDU assinou um acordo de coligação com o SPD, que tiveram o pior resultado de sempre da sua história nas eleições.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia