Segunda-feira, 12 Maio, 2025
Início » Inundações causam 104 mortos na RD Congo

Inundações causam 104 mortos na RD Congo

Por Jornal Notícias
169 Visualizações

PELO menos 104 pessoas morreram na sequência de inundações na aldeia de Kasaba, junto ao lago Tanganica, na região leste da República Democrática do Congo (RD Congo). 

Em declarações à Agência France Presse (AFP), o administrador do território de Fizi, Sammy Kalonji, indicou que foram confirmadas pelo menos 104 mortes e enormes danos materiais.

Os habitantes da aldeia de Kasaba foram surpreendidos pelas inundações na madrugada de quinta para sexta-feira.

De acordo com as autoridades, as vítimas são, sobretudo, crianças e idosos.

Registaram-se também 28 feridos e 150 casas foram destruídas.

A aldeia só é acessível por via marítima e não tem cobertura de rede móvel.

No mês passado, mais de 10 mil pessoas foram obrigadas a deixar as casas na província de Tanganica, que fica próxima à aldeia, por causa das chuvas. 

As enchentes provocaram alagamentos de um outro rio, o Rugumba, causando a destruição de centenas de casas, conforme relatos do governo local na época.

Além da crise climática, região sofre há décadas com aviolência causada por milícias, incluindo o movimento rebelde 23 de Março (M23), que diz defender os interesses de comunidades minoritárias.

A província de Tanganica recebeu pelo menos 50 mil refugiados de Kivu do Sul, região à leste da RD Congo, que vive uma grave crise humanitária após o avanço do  M23. Em Janeiro, os rebeldes tomaram várias cidades estratégicas e chegaram à capital provincial, Bukavu. 

Com a retirada das missões de paz das Nações Unidas(ONU) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como o recuo do exército congolês, a população enfrenta saques, ataques e deslocações em massa.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia