Terça-feira, 13 Maio, 2025
Início » Melchior Ferreira e Bill Boy lançam “Vândalos” em Maputo

Melchior Ferreira e Bill Boy lançam “Vândalos” em Maputo

Por Issa Likwembe
237 Visualizações

Os realizadores moçambicanos Melchior Ferreira e Bill Boy lançam o filme “Vândalos”, amanhã (terça-feira), em Maputo. O documentário de 15 minutos a ser apresentado no auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano é um pretexto para expor as camadas invisíveis da juventude urbana moçambicana.
Produzido de forma independente, o filme nasce da colaboração entre dois criadores que estão a transformar a cena artística moçambicana: Melchior Ferreira, director criativo, realizador e storyteller; e Bill Boy (Américo Bila), realizador e storyteller visual.
“Vândalos” dá voz à uma juventude marginalizada, mas resiliente. A história acompanha Lembranço, um jovem vendedor ambulante, ou “Chips Boy”, que vive diariamente o estigma de ser considerado um “molwene” – um vândalo sem futuro. Mas por detrás dos rótulos, esconde-se um jovem com talento, esperança e ambição.
“O que começou como uma ideia solta transformou-se num filme que me desafiou profundamente. Quis contar uma história real, visceral, sobre quem somos e quem tantas vezes é deixado para trás”, destaca Mechior Ferreira, acrescentando que “Vândalos” é sobre os nossos jovens, os nossos sonhos e as nossas dores. “É um espelho do presente, mas também uma janela para um futuro possível”, realça.
Depois da apresentação, a equipa tem em perspectiva a exibição do filme em festivais internacionais e locais de cinema independente, criar impacto social através de exibições comunitárias e debates pós-filme, bem como estabelecer parcerias com plataformas de “streaming”, comunicação social e instituições com o objectivo de estimular o diálogo sobre exclusão social e juventude moçambicana.
“Vândalos” é um filme da autoria de Melchior Ferreira, produzido pela Codeclife e Panic Station e conta com o apoio da Create Moçambique. Antes mesmo da sua estreia oficial, a curta-metragem já foi seleccionada para cinco festivais de cinema internacionais e venceu o prémio de Melhor Filme de Curta-metragem no Cinalfama Film Oservatory, em Portugal.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia