Sábado, 21 Fevereiro, 2026
Início » Papa Leão XIV oferece mediação do Vaticano para silenciar armas

Papa Leão XIV oferece mediação do Vaticano para silenciar armas

Por Jornal Notícias
877 Visualizações

O Papa Leão XIV exortou esta quarta-feira aos líderes mundiais a sentarem-se e a negociarem para “silenciar as armas” e ofereceu a mediação do Vaticano a todas as partes beligerantes.
“A Santa Sé está disponível para que os inimigos se encontrem e se olhem nos olhos”, afirmou Leão XIV, ao discursar na audiência no Vaticano aos representantes das 23 Igrejas Católicas do Oriente.
O Papa disse ser necessário que “os povos possam redescobrir a esperança e a dignidade a que têm direito”, a dignidade da paz.
“O povo quer a paz e eu, com o coração na mão, digo aos dirigentes do povo: encontremo-nos, falemos, negociemos! A guerra nunca é inevitável, as armas podem e devem ser silenciadas, porque não resolvem os problemas, mas aumentam-nos”, afirmou.
Leão XIV disse que os outros não são inimigos, mas seres humanos, “não são pessoas más a odiar, mas pessoas com quem dialogar”.
O Papa pediu que se fuja “das visões maniqueístas típicas das narrativas violentas, que dividem o mundo entre bons e maus”.
Leão XIV rezou pelos cristãos, orientais e latinos, que, especialmente no Médio Oriente, “resistem nas suas terras, mais fortes do que a tentação de as abandonar”.
Lançou ainda um novo apelo para que seja dada aos cristãos a oportunidade de permanecerem onde vivem “com todos os direitos necessários para uma existência segura”.
Robert Prevost, 69 anos, nascido nos Estados Unidos, mas com dupla nacionalidade norte-americana e peruana, lidera a Igreja Católica desde 8 de Maio, sob o nome de Leão XIV. Sucede ao Papa argentino Francisco, que morreu em 21 de Abril, aos 88 anos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar