Domingo, 8 Fevereiro, 2026
Início » ISRAEL-IRÃO: Trump quer 15 dias para decidir participação directa no conflito

ISRAEL-IRÃO: Trump quer 15 dias para decidir participação directa no conflito

Por Jornal Notícias
954 Visualizações

O PRESIDENTE dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, disse, esta quinta-feira, que duas semanas serão suficientes para decidir se é possível uma solução diplomática ou envolver-se directamente no conflito entre Israel e Irão.
O conflito entre Israel e o Irão entrou no oitavo dia, com ambos a trocarem centenas de ataques com mísseis, que já provocaram dezenas de mortos em ataques iranianos transfronteiriços, enquanto Teerão sofreu centenas de vítimas mortais.
O conflito começou na semana passada, na madrugada de sexta-feira, quando Israel efectuou um ataque surpresa contra o Irão, visando instalações militares e nucleares. Israel afirma que a sua decisão de atacar foi para garantir a sua sobrevivência, uma vez que está cada vez mais preocupado com o rápido desenvolvimento do programa nuclear iraniano.
Na quinta-feira, um míssil atingiu as proximidades da delegação da União Europeia em Telavive, de acordo com várias fontes consultadas pela Euronews.
A origem do míssil não foi imediatamente esclarecida, mas presume-se que se trata de um projéctil disparado pelo Irão contra Israel, no âmbito da escalada militar entre os dois países.
A distância entre a delegação da UE e o projéctil disparado é 400 e 500 metros, segundo duas fontes.
O ataque ocorreu na quinta-feira perto de um bairro onde estão localizadas várias embaixadas europeias, incluindo as dos Países Baixos, Bélgica, Áustria, Macedónia do Norte e Irlanda, bem como a estação ferroviária central de Tel Aviv-Savidor.

Foto: Expresso.

Artigos que também podes gostar