O escritor e poeta Filimone Meigos procede hoje, em Maputo, ao lançamento da sua candidatura ao cargo de secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).
Sob o lema “Uma candidatura pela leitura, pelo associativismo e pela renovação”, Filimone Meigos pretende “resgatar o bom nome da AEMO através da implementação de vários projectos”, com destaque para a revitalização das associações provinciais e fortificação das relações com as já existentes, reabilitação e modernização da AEMO “aproveitando espaços existentes para diversas actividades; proteger os direitos dos escritores (autorais, trabalhistas, contratuais); dar voz colectiva frente a editoras, instituições e políticas culturais; fortalecimento da comunidade literária, promovendo saraus culturais e tertúlias literárias, em parceria com os Conselhos Municipais das 11 províncias, revitalizando espaços de convívio e troca de ideias”. Consta ainda do manifestado de Meigos convívios intergeracionais, aproximando escritores consagrados e jovens talentos para partilha de experiências; apoio aos clubes do livro e da leitura em todo o país em acções de aquisição de livros para os seus membros.
No total, três listas disputam as eleições, marcadas para 26 do corrente mês, nomeadamente: Lista “A” (Filimone Meigos), Lista “B” (Aurélio Furdela), Lista “C” (Luís Cezerilo). A actual direcção é liderada por Carlos Paradona.
Filimone Meigos aposta na revitalização da AEMO
790
Artigo anterior


