Sábado, 21 Fevereiro, 2026
Início » Impasse pode forçar encerramento da Mozal

Impasse pode forçar encerramento da Mozal

Por Jornal Notícias
3,2K Visualizações

A MULTINACIONAL Mozal, especializada na produção e exportação de alumínio, poderá encerrar as suas actividades até Março do próximo ano, caso não chegue a acordo com o Governo sobre o fornecimento de energia para as suas operações.
Está na origem da decisão a falta de consenso nas negociações para renovação do contrato de concessão de energia, que expira em Março de 2026, e que é fornecida pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) à empresa pública de electricidade da África do Sul, Eskom, que por sua vez canaliza para a Mozal.
Graham Kerr, director executivo da South 32, empresa que detém 63,7 por cento das acções da Mozal, lamentou o facto de a HCB não estar em condições de fornecer os 950 megawatts que a Mozal precisa devido à situação de seca que afecta a produção da hidroeléctrica há dois anos. A HCB garante apenas 350 megawatts, havendo um défice de 600MW.
A fonte explicou ao “Notícias” que os novos termos propostos têm impacto negativo no negócio, por considerarem que 30 por cento dos custos de produção do alumínio são absorvidos pela electricidade e 50 por cento pela matéria-prima, recurso adquirido no mercado internacional, que também é sujeito a variações.
Considerou inviável a proposta apresentada pelo Governo, porque coloca a Mozal, que representa um investimento de dois mil milhões de dólares, numa situação de ter de perder dinheiro.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar