Quarta-feira, 26 Novembro, 2025
Início » Exposição celebra 40 anos do “Tempo dos Leopardos” e reflecte património audiovisual dos PALOP

Exposição celebra 40 anos do “Tempo dos Leopardos” e reflecte património audiovisual dos PALOP

Por Jornal Notícias
1,K Visualizações

É inaugurada esta segunda-feira (27), na cidade de Maputo, a terceira edição da exposição Encontros do Património Audiovisual, iniciativa que promove reflexões em torno da memória audiovisual dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A mostra é composta por três eixos principais: uma vídeo-instalação que reúne recortes de documentos, cartas e notícias, além de um vídeo arte; uma secção dedicada aos 40 anos da estreia do filme “Tempo dos Leopardos”; e uma vídeo-instalação que interpreta entrevistas a antigos funcionários de salas de cinema do Instituto Nacional de Cinema.
A instalação é uma proposta da artista franco-sérvia, Mila Turajlić, que vem desenvolvendo um projecto de pesquisa artística em torno do antigo cinejornal jugoslavo e de materiais filmados para movimentos de libertação em África.
É nesse contexto que pesquisa o espólio de Dragutin Popović, operador de câmara da Filmske Novosti que filmou para a Frelimo na Tanzânia — e dos brutos desse material resultou o filme “Venceremos”.
O segundo eixo homenageia a longa-metragem moçambicana, “O Tempo dos Leopardos”, cujo roteiro foi escrito por Luís Carlos Patraquim, Licínio Azevedo, Zdravko Velimirović, Branimir Šćepanović e fotos de Victor Marrão.
As entrevistas resultam de um trabalho de levantamento de documentos e de mapeamento de profissionais ligados à história do cinema nacional, desenvolvido pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM), e que constituem o seu principal acervo.

Artigos que também podes gostar