Segunda-feira, 24 Novembro, 2025
Início » DEFENDE EMBAIXADOR DA UCRÂNIA: A paz não pode ser condicionada

DEFENDE EMBAIXADOR DA UCRÂNIA: A paz não pode ser condicionada

Por Manuel Mucári
221 Visualizações

“A GUERRA começa antes de haver o primeiro disparo, começa com a desumanização dos outros, com a culpabilização do outro e depois leva à autorização de que tenho de matar”, escreveu Mia Couto. Parafraseando o escritor moçambicano, o Embaixador da Ucrânia em Moçambique, Rostyslav Tronenko, escolheu estas palavras para abrir a entrevista concedida ao Notícias. Nela, o diplomata revisita o percurso das relações entre Kiev e Maputo, destaca projectos em preparação para aprofundar a cooperação bilateral e aborda a guerra de agressão lançada pela Rússia contra o seu país. Afirma sentir um forte apoio internacional para que o conflito termine — incluindo de Moçambique e de outros países africanos — mas ressalva que a Ucrânia não procura qualquer paz: procura uma paz que não seja imposta nem condicionada. A seguir, o leitor pode acompanhar partes desta entrevista.

NOTÍCIAS (NOT): Senhor Embaixador, o que nos pode dizer sobre o estado das relações bilaterais entre Moçambique e Ucrânia?

ROSTYSLAV TRONENKO (RT): Eu poderia caracterizar as nossas relações actuais como uma nova página histórica, embora venham de longe, desde o início da luta pela libertação de Moçambique.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar