Sábado, 6 Dezembro, 2025
Início » Xiquitsi apresenta última série de concertos do ano

Xiquitsi apresenta última série de concertos do ano

Por Jornal Notícias
581 Visualizações

Encerra este mês a 12.ª edição da temporada de música clássica Xiquitsi-2025, com a terceira série de três concertos marcados para amanhã, domingo e dia 13.
Nesta série, o Xiquitsi vai apresentar propostas distintas e inovadoras. Amanhã, às 11 horas, no Teatro Scala, terá lugar o primeiro Concurso de Composição Xiquitsi, no qual, para além das obras de repertório a serem interpretadas pela Orquestra e Coro Xiquitsi, vão a concurso Deus Existe, de Queirós Júlia, Prelúdio de uma noite de verão, de Humberto Tandane Júnior, A cor da Gratidão, de Hilário Vasco Manhiça, e ainda Glória, de Francisco Fumo.
O segundo concerto está marcado para domingo, às 15 horas, na Igreja Dom Bosco do Bagamoyo. Trata-se do já tradicional concerto denominado tarde para pais e filhos, um concerto de carácter pedagógico que contará com a estreia em palco numa apresentação pública da Orquestra Infantil, Coro Infantil e ainda do Ensemble de Percussão Xiquitsi, sob coordenação dos professores Eduardo José Alemán, Yara Carvalho e Cheny Wa Gune, respectivamente.
Noite para as famílias será o último concerto da série, no dia 13, às 19 horas, na Igreja Santo António da Polana.
Desta vez, o Xiquitsi convidou os pais dos seus alunos para se juntarem à orquestra e coro, contribuindo, por um lado, para um maior envolvimento e conhecimento dos encarregados de educação do dia-a-dia dos seus educandos. Igualmente, pretende-se, com a aproximação dos pais, permitir uma maior cultura de concerto por parte dos encarregados de educação dos alunos.
Francisca Fins Zlotnikov, no violino, Kika Materula, no oboé, e Yara Carvalho, na voz, serão as solistas da noite que promete muitas surpresas e que deixará em todos o sentimento do espírito natalício que já se vive nesta época.
A série de concertos contará com a presença de 166 músicos em palco, dos quais 11 professores, uma aluna do Xiquitsi em formação em Espanha Blandina Dimande e Francisca Zlotnikov, que regressa a Maputo 10 anos depois da sua primeira visita ao Xiquitsi. Esta é série de concertos com maior número de músicos em palco.

Artigos que também podes gostar