Quarta-feira, 17 Dezembro, 2025
Início » Trio brasileiro expõe “Do Morro ao Mar” na Fortaleza de Maputo

Trio brasileiro expõe “Do Morro ao Mar” na Fortaleza de Maputo

Por Jornal Notícias
281 Visualizações

“Do Morro ao Mar” é o título de uma exposição multidisciplinar do artista brasileiro Josemar Blures (Mar), a ser inaugurada amanhã, na Fortaleza de Maputo. Juntam-se à mostra três compatriotas de Mar, Radí Conceição e Emanoel Saravá, numa curadoria de Juci Reis e do moçambicano Jorge Dias.
A expo apresenta um recorte da pesquisa doutoral do artista Mar, cuja poética emerge das geografias da periferia de Salvador e das “cosmologias afro-diaspóricas, compreendendo o corpo como território vivo”, refere a nota da curadoria.
Por meio da fotografia, da instalação, da escrita e do uso de materiais como barro, madeira, poeira e cerâmica, o artista constrói um contra-arquivo visual que opera entre memória, “escrevivência” e ancestralidade. O barro, matéria central da exposição, actua como vestígio e passagem entre morro e mar, terra e água, passado e presente.
“A participação do artista convidado Emanoel Saravá amplia o campo simbólico da exposição ao accionar fabulações afro-indígenas que afirmam o corpo como território político. Já Radí Conceição (RADIxCAOS) introduz a dimensão performativa, activando a Fortaleza como organismo vivo por meio de gestos, objectos e reorganizações materiais que deslocam o espaço do passado fixo para um presente insurgente”, lê-se.
Recursos de acessibilidade, como poemas em áudio acessados por QR Code, ampliam a experiência do público e reafirmam o compromisso com o acesso plural à arte.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar