O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige hoje, em Afungi, distrito de Palma, em Cabo Delgado, o relançamento do projecto ‘Mozambique LNG’, liderado pela francesa TotalEnergies, transcorridos cerca de cinco anos após a paralisação sob alegação de “força maior”.
Uma nota da Presidência da República aponta que a retoma do projecto, num evento que contará com a presença do Presidente Executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, representa um marco significativo para a economia nacional e reafirma a confiança dos parceiros internacionais no potencial energético, institucional e humano de Moçambique.
Espera-se que o mesmo tenha um impacto directo e significativo na criação de emprego, tanto na fase de construção como na de operação, dinamizando o mercado de trabalho nacional e promovendo a capacitação da mão-de-obra moçambicana.
O Chefe do Estado é citado como tendo dito que o reinício do projecto abre novas e relevantes oportunidades de negócio para as micro, pequenas e médias empresas, reforçando o conteúdo local, a inclusão económica e o desenvolvimento de cadeias de valor nacionais.
“Um dos pilares centrais deste projecto é o benefício directo para as comunidades locais, tanto em terra firme como nas ilhas, através da sua integração efectiva na cadeia de fornecimento de bens e serviços produzidos localmente”, sublinhou o Presidente.


