ESTUDO publicado, recentemente, indica que o magnésio é essencial para activar células de defesa e fortalecer a resposta do sistema imunológico, contra doenças como cancro e gripe.
Essencial para o bom funcionamento do organismo, o magnésio desempenha um papel fundamental em processos como a contração muscular, transmissão nervosa, controlo da pressão arterial e a resposta imunológica.
Por isso, a deficiência desse mineral esteja associada a uma ampla gama de doenças. Estudos anteriores já haviam mostrado que ratos alimentados com uma dieta pobre em magnésio apresentam respostas imunológicas mais fracas contra doenças como cancro e gripe. Essas evidências levaram cientistas a aprofundar a investigação sobre o tema num artigo publicado na revista Cell.
A pesquisa se concentrou nas células T citotóxicas, parte do sistema imunológico responsável por identificar e destruir células disfuncionais, como as cancerosas ou infectadas.
Os pesquisadores descobriram que essas chamadas “células assassinas” só conseguem eliminar essas ameaças de forma eficaz na presença de magnésio. Isso acontece porque o mineral activa vias específicas dentro das células T citotóxicas, sinalizando que elas devem atacar.
Ao analisar dados de ensaios clínicos anteriores na área do cancro, a equipa também constatou que níveis baixos de magnésio estavam associados a uma progressão mais rápida da doença e a redução na sobrevida dos pacientes.
“À luz dos nossos dados experimentais e das análises retrospectivas que realizamos em dois ensaios clínicos, é muito provável que a deficiência de magnésio seja responsável por pelo menos parte da eficácia insuficiente observada em pacientes com cancro, que recebem imunoterapia”, explica o autor sénior do estudo, Christoph Hess, ao Medical News Today.
A partir desses resultados, os pesquisadores pretendem agora investigar, em novos ensaios clínicos, os benefícios do magnésio para pacientes em tratamento contra o cancro.
Para quem busca fortalecer o sistema imunológico, o magnésio pode ser obtido por meio da alimentação. Entre as principais fontes do mineral estão amêndoas, castanhas de caju, amendoins, espinafre, chocolate amargo, leguminosas secas e, principalmente, nozes.
Outra forma simples de aumentar a ingestão de magnésio é aproveitar melhor as cascas de vegetais. Na prática, não é necessário remover tanta casca quanto se costuma fazer como já relatado anteriormente, essa parte dos alimentos concentra uma grande quantidade de nutrientes. (CicloVivo).


